Volnei Weber

Endereço:

São Ludgero, Santa Catarina
Brasil

Descrição

Filho de André Weber e Célia Warmeling Weber, Volnei Weber nasceu em 01 de julho de 1966. Sempre viveu em São Ludgero. Começou a trabalhar desde muito cedo ajudando seus pais na agricultura, suinocultura e produção de gado leiteiro.

Completou o Ensino Médio no Colégio de São Ludgero. Com 18 anos, exerceu a função de inseminador artificial, na Coopersul, em sua cidade, onde ficou por dois anos. Aos 22, prevendo que a agricultura não lhe traria grandes rendimentos, dono de uma visão empreendedora aguçada, observou que a sede social da cidade estava desativada, resolvendo assim, alugar e investir na Sociedade Esportiva e Recreativa de São Ludgero. Lá ficou no período de três anos, bem sucedido no empreendimento, alavancou-se economicamente.

Nesse período, casou-se com SimoneteLocks Weber, com quem teve três filhos, João Lucas (in memorian), Jordhana e Jorge Luiz. Sua esposa e companheira ajuda a família na área industrial como auxiliar administrativo. Ela exerce um trabalho muito atuante na comunidade. Além de catequista, Simonete participa do movimento de irmãos, do clube de mães, grupo de cantos, sem esquecer também de sua participação na área de esportes.

Com empreendedorismo no sangue, e uma capacidade profissional diferenciada, com facilidade em conquistar bons lucros, Volnei investiu os recursos obtidos com muito trabalho na suinocultura e na avicultura de postura (ovos comerciais) na década de 90. Em meados de 1992, encarou uma crise econômica no setor de ovos, que fez com que ele buscasse um novo mercado de distribuição. Por algum tempo chegou a fazer o trabalho sozinho para atender seus novos clientes até 1995.

Nesta mesma época, investiu com o apoio da família no comércio da cidade. Junto de suas irmãs deu vida para a loja de materiais de construção CEFFAS. Mas, o sucesso do trabalho e o progresso da família com os negócios foi brecado pelo destino. O ano era 1995. Aproximadamente 60 dias após a inauguração da loja que foi no dia 15 de março, um trágico acidente testou a força do jovem empresário. Suas duas sócias e irmãs que estavam trabalhando na loja, foram atingidas e tiveram suas vidas ceifadas por um caminhão que perdeu o controle e invadiu o local provocando a tragédia. Mesmo diante de tanto sofrimento, o momento foi de reconstrução, sendo assim a loja voltou a funcionar no centro da cidade novamente, e em pouco tempo, na cidade vizinha, Orleans uma filial da empresa foi aberta. Devido a propostas comerciais a mesma foi vendida aproximadamente um ano depois.

Sem medo do trabalho, e fadado ao sucesso, Volnei assumiu o controle administrativo da loja de materiais de construção e após algumas providências a transforma, em Weper materiais de construção. Mesmo com tudo que enfrentou na vida, ele nunca deixou de ser um homem de visão, e após visitaralgumas feiras em São Paulo, se interessou pelo ramo de plásticos. Daí então deixou a Weper e fundou a empresa Terraplast. A empresa ganhou corpo e atualmente a indústria tem atuação em todo o território brasileiro, com representantes em todos os estados da federação, oferecendo 40 empregos diretos e 60 indiretos. Para fortalecer e atualizar a empresa, Volnei viajou por todos os estados brasileiros. Em 2009, conheceu terras chinesas, onde adquiriu conhecimentos em tecnologia, utilizando vários equipamentos em sua indústria.

Além de empreendedor de destaque, teve grande atuação nas atividades comunitárias de São Ludgero. Ele foi o idealizador e um dos principais fundadores da Cooperovos, da qual foi eleito o primeiro presidente por volta de 1997. Tem também em sua história forte participação no Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, do qual foi vice-presidente em 1986. Em função da preocupação com o progresso e os moradores, atuou no Conselho Municipal de Segurança (Conseg) do município, onde foi durante um período o presidente. Na Associação amigos Baschirotto foi presidente por dois mandatos. Integrando também, a Associação Fazendo Amigos Weber e Eletrocel (AFAWE), a diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e faz parte do conselho da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Braço do Norte.

Devoto da igreja Católica, sempre participou do movimento de irmãos. Ao lado da família, por quem tem grande paixão, gosta de fazer encontros, viagens e atividades esportivas que envolvam todos juntos. Como todo brasileiro, apaixonado por futebol, Volnei teve atuação na seleção municipal, e enfrentou os campeões do mundo da seleção brasileira em amistoso comemorativo realizado na cidade em 2008, tendo inclusive feito um dos gols de sua equipe.

Descendente de uma família de lideranças políticas, Weber não teve como deixar de ser identificado como um. Seguindo o exemplo dos tios Matias Weber, Vendolino Warmeling, Wilson Warmeling, Celito Schilickmann e José Feldhaus seu cunhado, se filiou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 2007. Com a intenção de contribuir efetivamente com melhorias para a cidade em que reside, e por meio de influencia de vários amigos, aceitou a indicação de ser candidato a vereador em 2008, quando foi eleito com 370 votos e foi o quarto colocado entre os eleitos, e atualmente faz parte da Executiva do Diretório Municipal.

No legislativo, além de vereador, foi primeiro secretário da mesa diretora da Câmara no ano de 2009. Em 2012, foi presidente da Câmara e sua meta é inaugurar o novo prédio da Casa.

Volnei Weber, ganhou reconhecimento nos últimos anos como o vereador que obteve o maior prestígio na cidade sendo lembrado inclusive, pelo conceituado evento “Top of Mind”, promovido pelo Jornal Folha do Vale, veículo respeitado em toda a região do vale do Braço do Norte. O termo, oriundo do inglês, é utilizado na área de marketing empresarial como uma maneira de qualificar as marcas, empresas, administradores e pessoas públicas, que são mais populares na mente dos consumidores de forma geral.

Weber foi lembrado como destaque também, pelo Instituto de Pesquisas Lideranças, o que lhe rendeu outro troféu, desta vez como Destaque 2010.
No ano anterior, o empresário já havia conquistado o mesmo título, desta vez como o vereador mais lembrado em São Ludgero, em pesquisa realizada pelo renomado Instituto Tiradentes.

A história de lutas, conquistas e vitórias de Volnei Weber, fez com que o desejo popular, de lideranças empresariais e do seu partido, o levassem a disputar as eleições de 2012 ao cargo de Prefeito de São Ludgero. A manifestação do povo à escolha do chefe do Poder Executivo se deu principalmente com base na confiança em relação ao potencial de um empresário bem sucedido. Volnei Weber foi eleito Prefeito Municipal de São Ludgero no pleito de 2012, com 2.543 votos em uma disputa bastante equilibrada entre três candidatos.