Vanessa Grazziotin

Endereço:

Videira, Santa Catarina
Brasil

Descrição

Vanessa Grazziotin (Videira, 29 de junho de1961) é uma farmacêutica e política brasileira filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e com base eleitoral no estado do Amazonas.
É formada em farmácia na Universidade Federal do Amazonas, sendo a primeira farmacêutica no Senado do Brasil. É casada com Eron Bezerra, ex-deputado estadual do Amazonas e que atualmente ocupa a pasta da Secretaria de Estado de Produção Rural do estado.
Foi vereadora em Manaus entre 1989 e 1998. Foi eleita deputada federal em 1998, reelegendo-se nas votações seguintes, em 2002 e 2006. Integrou a CPI dos Medicamentos e participou do projeto que implantou o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos.
Participou da Eleição de Manaus em 2004, onde concorreu à prefeitura, obtendo a terceira colocação entre os candidatos. Em fevereiro de 2010 foi escolhida líder da bancada de seu partido, o PCdoB, na Câmara dos Deputados. Nas eleições gerais deste mesmo ano, elegeu-se senadora pelo Amazonas,[3] cargo que ocupa atualmente.
Em 2012, voltou a concorrer na eleição para prefeito de Manaus, sendo derrotada pelo ex-Senador Arthur Virgílio. Em 2013, foi eleita procuradora da Mulher do Senado, presidente da Comissão Mista Sobre Mudanças Climáticas e presidente da CPI da Espionagem, instalada para averiguar as denúncias de Edward Snowden sobre a NSA.