Romário

Endereço:

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Brasil

Descrição

Romário de Souza Faria, mais conhecido apenas como Romário (Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 1966), é um ex-futebolista e, atualmente, político brasileiro. Em sua carreira no futebol, Romário atuava comoatacante e é amplamente tido como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Atualmente, é Senador da República.
Com filiação ao PSB, em 2010 foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro(mandato de 2011 a 2014) e em 2014 foi eleito senador pelo mesmo estado (mandato de 2015 a 2023). Conhecido popularmente como "Baixinho", pela baixa estatura, o jogador ainda teve uma breve experiência como treinador, dirigindo o Vasco da Gama, clube com o qual é mais identificado, embora já tenha declarado expressamente não ser torcedor, já que torce para o America, por influência de seu pai. Também conseguiu ser ídolo nos rivais Flamengo e Fluminense, além do America, onde encerrou a sua carreira.
É o terceiro maior artilheiro da Seleção Brasileira, com cinquenta e cinco gols marcados, embora sua média seja superior aos gols de Pelé que é o primeiro e de Ronaldo que é o segundo[1] . Para a revista argentina El Gráfico, é o maior goleador da história do futebol com 768 gols em jogos oficiais.[2] Da mesma forma assim o considera a Revista Placar, dividindo o seu posto comPelé, ambos com 720 gols em competições oficiais.[3] É ainda o jogador com o maior número de artilharias na história do futebol - foi artilheiro em 27 das 83 competições oficiais que disputou.[3] Para a IFFHS, Romário é o quarto maior goleador do futebol mundial em campeonatos nacionais de primeira divisão.[4] É um dos maiores centroavantes brasileiros, e do futebol mundial, de todos os tempos.
Filho de Edevair de Souza Faria e Manuela Ladislau Faria, morou na comunidade doJacarezinho até os três anos de idade, quando mudou-se para a Vila da Penha. Lá jogou no time de futebol do Estrelinha, fundado por seu pai, o que era uma maneira de incentivá-lo à prática dos esportes. É no asfalto e nas quadras de futebol de salão que aprende a jogar.[9]Com pouco tempo já era destaque entre os garotos, e já jogava entre os mais velhos.
Em 1979, um olheiro o levou para fazer testes no infantil do Olaria, de cara ele é artilheiro e campeão carioca na categoria infantil em 1979. Destaque entre os jogadores da equipe, foi levado depois ao Vasco da Gama, mas foi obrigado a fazer um "estágio" de um ano, pois o jogador não tinha condições legais de ingressar no clube por causa de sua tenra idade, já na categoria juvenil e juniores do Vasco, consegue por três anos seguidos ser artilheiro e campeão carioca nos anos de 1982,1983 e 1984, mostrando assim que estava surgindo o maior artilheiro de todos os tempos do futebol.
Sua carreira está identificada ao Vasco da Gama, clube onde iniciou sua carreira e lhe garantiu reconhecimento nacional e internacional sendo campeão brasileiroem 2000, campeão da Copa Mercosul em 2000, campeão carioca em 1987 e 1988, além de torneios estaduais, nacionais e internacionais.
Seu período no futebol europeu iniciou-se pelo PSV Eindhoven da Holanda em 1988. Ali permaneceu por seis temporadas, conquistando títulos importantes para o clube do técnico Guus Hiddink, ganhando os Campeonatos Holandeses de 1988-89, 1990-91 e 1991-92, a Copa dos Países Baixos em 1989 e 1990 e a Supercopa dos Países Baixos em 1992.
Após sua passagem pelo PSV, Romário foi negociado por US$4,5 milhões pelo Barcelona, onde teve relevante participação na conquista de importantes títulos, entre eles oCampeonato Espanhol de 1993-94. Considerado um dos jogadores mais importantes entre os que vestiram a camisa do clube catalão, foi colocado na eleição feita em 2007 pelos leitores do jornal catalão El Mundo Deportivo no time dos sonhos do Barcelona, deixando claro que é ídolo da torcida.