Nelson Gasperim Junior

Endereço:
Rua Zilda Manica, 48
Vargem, Santa Catarina 89638-000
Brasil
fone:
ver fone(49) 8807-9211
celular:
ver celular(49) 8807-9211
Entre em Contato

Descrição

Bastou apenas agregar mais um “Sim” aos cinqüenta por cento regimentais, para que Vargem deixasse de ser distrito de Campos Novos e passasse a ter vida própria. A primeira tentativa de emancipação se deu em 1962, mas houve uma comoção parcial porque naquela primeira tentativa o fato não se consolidou. Foi necessária a participação decisiva de suas lideranças vivas para que isso finalmente viesse se concretizar em 1991.

Cinco legislaturas depois da emancipação o município elege seu quinto prefeito municipal que tem a responsabilidade histórica de elevar ainda mais o nome da cidade que já foi corredor de um dos maiores movimentos históricos já vividos pelo estado de Santa Catarina: A guerra do Contestado.

O nosso repórter é recebido cordialmente pelo Prefeito Municipal em seu gabinete. A conversa transcorre num ritmo de muita afabilidade onde os episódios sobre a vida de nosso personagem foram narrados com muita emoção e serenidade.

Nelson Gasperim Junior é natural do município de Vargem e sua história de vida começou ser escrita no dia 25 de agosto de 1977 data de seu nascimento; para alegria de seus pais o senhor Nelson Gasperim e senhora Iraci Gasperim. É possível imaginar com que responsabilidade foi conduzido pelos progenitores pelos caminhos da educação e cidadania quando de seu ingresso na Escola Básica Didomenico para instar seus primeiros passos no ensino primário. Anos após vai estudar na Escola Estadual Paulo Biasi, completando assim o primeiro ciclo de seus estudos junto ao ensino fundamental. Uma nova mudança de educandário o leva cursar o ensino médio junto à Escola Estadual Deputado Augusto Bresola. Neste período vive sua primeira experiência de liderança por ter ocupado a função de líder de classe.

Ao caminhar pelas ruas entre as pessoas houve comumente seus concidadãos chamá-lo de “Peixe” uma alcunha que trás de há muitos anos e é desta forma como é popularmente conhecido na cidade. A primeira lição na vida profissional veio cedo quando contava ainda com a idade de dez anos de idade foi ter nas lides da agricultura para ajudar seus pais. Na verdade essa escola – que teve uma duração de tempo bastante acentuada – ajudou-o a se estabilizar como agropecuarista, posição empresarial que ocupa até os dias atuais.

O dia 28 de dezembro de 2002 teve o condão de coroar uma de suas maiores realizações pessoais, quando após contrair laços matrimoniais com Juliana Leonides Carlotto Gasperim, veio constituir sua própria família e é com muita alegria e satisfação que ambos dividem seus melhores momentos com o filho Nelson Neto.

Mas não só de pão e trabalho profissional vive o homem público. Nosso prezado prefeito é uma liderança filantrópica muito ativa dentro das comunidades, mesmo no tempo que nem imaginava ocupar o cargo que ora ocupa. Apaixonado pelos esportes foi um dos fundadores do time de futebol Juventus Didomenico Futebol Clube no ano de 1992. Participa direta e indiretamente de todos os eventos esportivos, filantrópicos, religiosos e sociais de seu município desde sua juventude, apoiando sobremaneira as atividades culturais das quais acredita serem as mais importantes para a formação de um povo.

Sua vida pública começa tomar forma com sua filiação junto ao PFL, entretanto por não se encontrar sintonizado com aquela filosofia partidária migra para o PP no ano de 1995, convidado pela Secretária Municipal de Finanças: Adriana Martins, partido pelo qual, aliás, se mantém fiel.

Num curto espaço de tempo Nelson vai se tornar uma referencia política dentro do município e nas eleições realizadas no ano de 2000 lançou sua candidatura ao cargo de Vereador por configurar uma vontade não apenas pessoal, mas de seus amigos, correligionários e familiares. Após uma ferrenha campanha levando casa a casa suas propostas para uma nova mudança de idéias e ideais dentro da cidade vê toda aquela caminhada ser compensada. Na abertura das urnas e na contagem dos votos a certeza de que uma nova liderança estava surgindo. Com a somatória de 197 votos alcança a segunda colocação no quadro geral surpreendendo a todos. Nessa mesma legislatura e no segundo biênio é eleito para assumir o cargo de Presidente da Câmara de Vereadores.

Em 2004, novo desafio acaba se impondo em sua vida, mas não recua e aceita colocar seu nome para a disputa na chapa de Perci José Salmoria, concorrendo desta feita ao cargo de Vice-Prefeito. Mais uma vez a sorte e a competência se unem para dar vitória àquela dupla que vence as eleições para colocar em prática seu programa de trabalho na gestão 2005/2008.

Só são lembrados para ocasiões especiais os homens de sucesso e por isso incentivado por amigos, pelo partido e seus familiares cede às pressões e coloca seu nome à disposição para pleitear o cargo de prefeito. O filme volta a ser exibido novamente somente que desta feita o ator coadjuvante passa a ser o protagonista de uma história que vive seu momento apoteótico premiando o nobre personagem, e colocando-o como Prefeito de todos os vargenses.

Nelson confessa que essa vitória não foi apenas sua. Mas de inúmeros cidadãos que iguais a ele, seus amigos, familiares e correligionários políticos quiseram de fato fazer uma mudança com nome e sobrenome: Nelson Gasperim.

Após a contagem de votos nenhuma dúvida suscitou: Com a quantidade de 968 votos ao serem abertas as urnas do pleito eleitoral realizado no ano de 2008 os nomes de Nelson Gasperim e Falavino Ferreira é aclamado pelo povo como Prefeito e Vice-Prefeito de uma nova era que se iniciava.

A equipe de campo de Lideranças Políticas posta em seu Portal Eletrônico as prioridades que fizeram a diferença durante a campanha: Apoio incontinente ao setor agricultura, com a introdução de novas técnicas de cultivo e produção pecuária; Aplicação de toda verba regimental e mais um pouco ainda para a melhoria do atendimento nas áreas de educação e saúde, e um dos objetivos pessoais de Nelson para denotar a pujança da cidade de Vargem que é a construção da sede própria da Prefeitura.

Como tudo na vida desse jovem político é dinâmico e não demanda muito tempo de espera. Já em seus primeiros anos de mandato é de se destacar a execução de inúmeros projetos estruturais, dando destaque à pavimentação de inúmeras vias vicinais do município, antiga reivindicação da maioria dos vargenses.

Nelson Gasperim Junior não é o único membro da família a enveredar por caminhos da vida pública, tendo seu tio José e o irmão Mark Andrey sido seus precursores; mas certamente o mais novo discípulo da família tem se transformado num exemplo positivo de Liderança que acabará conquistando a todos os moradores da simpática cidade de Vargem.