Lúcio Bonetti

Endereço:
Azambuja, Pedras Grandes
Pedras Grandes, Santa Catarina 88.720-000
Brasil

Descrição

Azambuja é historicamente a porta de entrada do município de Pedras Grandes. De cada dez cidadãos que passam pelas ruas nove são descendentes diretos dos italianos que há aproximadamente 140 anos chegaram àquela localidade com enormes promessas de mudanças. Se os sonhos dos pioneiros foram atingidos em sua plenitude é difícil dizer, mas antigos casarões no estilo europeu estão ali para testemunhar sua chegada e suas expectativas.

Uma das primeiras autoridades do município com quem Lideranças Políticas manteve contato é uma figura de uma simpatia e atenção que logo denunciaram a cordialidade de todo povo daquela ordeira cidade incrustada em meio às montanhas da Serra Geral. Seu nome é Lúcio Bonetti o Secretário Municipal de Agricultura.

Nascido a 14 de julho de 1960 tem contato com a terra desde quando era criança e auxiliava seus pais nas duras lides da agricultura. Cresceu nesse nicho de trabalho e nele permanece diretamente ligado. Entretanto dividiu seus afazeres profissionais com a área comercial na compra e venda de hortigranjeiros. Pedras Grandes é um grande centro produtor de cereais, destacando-se na produção e cultivo de milho, feijão, batata inglesa, mandioca, uva, pêssego, frangos, suínos, vinho e tantas outras culturas.

Lúcio Bonetti fez comércio por toda região, destacando-se Braço do Norte e São Ludgero como centros de captação desses produtos. Ao longo de sua vida profissional ampliou seus conhecimentos dentro do seguimento como assistente mecânico para montagem e manutenção de engenhos e indústrias de transformação de produtos agrícolas. Seus maiores dotes na área mecânica dão conta de sua capacidade em construir engenhos, atafonas e outras máquinas e ferramentas de produção industrial, sendo um mestre na construção de engenhos antigos, que o torna praticamente um dos últimos remanescentes desta tradição italiana. É com orgulho que Lúcio mantém viva a tradição italiana de produzir artefatos que produzem energia motriz através de quedas d’água.

Nosso Secretário da Agricultura tem como progenitores o senhor Lauro Bonetti e senhora Maria Felippe Bonetti e está casado com a senhora Rosa Fretta Bonetti desde 05 de maio de 1979; com quem divide prazerosamente todas as responsabilidades de condução educacional, moral e de cidadania dos filhos: Jadina, Deise, Patrick e Thais. Ele nos conta que Jadina está no meio rural com atividades de agricultura e avicultura, simultaneamente. Deise é comerciária e Patrick trabalha na Indústria de Produção de Artefatos de Plástico. Thais também como a irmã atua na área do comércio. Ao se referir à esposa, Lúcio se emociona por revelar suas características de mulher zelosa tanto na agricultura como também pelas lides do lar. Ela ainda encontra tempo para se dedicar à floricultura um de seus principais hobbys.

Com a mesma seriedade que encara a vida profissional tem se envolvido nos trabalhos abnegados que beneficiam a tantas pessoas. Faz parte do movimento de irmãos da Igreja Matriz São Gabriel Arcanjo e Nossa Senhora da Salete, sendo que em 2010 foi o “Festeiro” responsável por toda condução das Festas realizadas pela igreja matriz. Aglutinou seus pares para a fundação da AGRIPEDRAS – Associação Agrícola e Pecuarista do município, agregando e beneficiando com a entidade cerca de 480 famílias; num trabalho coordenado juntamente com a EPAGRI local. É sócio do Sindicato dos Produtores Rurais de Pedras Grandes. No campo educacional se destacou como membro da diretoria da APP da Escola da Encruzilhada, tendo alternado as funções de Presidente Vice Presidente.

Na cultura esportiva Pedras Grandes tem em Lúcio Bonetti um de seus maiores baluartes. Ele é um entusiasta do esporte, principalmente do futebol. Como incentivador e organizador do Esporte Clube Los Pioneiros da encruzilhada, de Encruzilhada Canela Grande viveu momentos inesquecíveis, compartilhando inclusive momentos de atleta da equipe onde jogou por muitos anos. Atualmente joga no time da Prefeitura Municipal e garante que surpreende muito jovem por sua disposição física. Ainda sobre esporte temos a dizer de que nosso biografado é fã e adepto ao jogo de bocha e disputou inúmeras vezes o campeonato municipal dessa modalidade.

Não há indícios de que seus antepassados tiveram atuações na política, entretanto Lúcio ressalta que na atual gestão municipal tem inúmeros primos que se encontram em postos importantes. Sua filiação junto ao PMDB foi feita em 1974 quando o partido ainda recebia a nomenclatura de MDB – o famoso manda brasa que tanto esteve ao lado da democracia nos anos de ferros deste país. Já se encontra junto à direção municipal do partido há mais de 20 anos, dando importante colaboração com todo o processo de democratização e apoio nos eventos políticos. Lúcio revela ao nosso pesquisador que por ene vezes foi convidado a concorrer a uma vaga na vida pública, mas nunca aceitou preferindo colaborar de forma paralela com o desenvolvimento da cidade.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município é responsável pela execução da política de desenvolvimento no setor da agricultura da cidade e resgate das tradições como festas típicas. Busca apoio para desenvolver pesquisas nos campos da agropecuária, dos recursos naturais e da sócio-econômica agrícola. Também fiscaliza os insumos agrícolas da cidade.

Atua diretamente na implantação de projetos que prevêem a produção, comercialização e distribuição de gêneros alimentícios e no desenvolvimento do abastecimento da cidade com produtos agrícolas.

Suas realizações, entretanto tem superado as atribuições que norteiam sua secretaria. É responsável pela reativação do viveiro municipal que vive atualmente sua fase de conclusão. Todo sistema de irrigação foi trocado para dar agilidade e qualidade ao processo de crescimento dos vegetais. Em sua gestão foram compradas quatro novas máquinas agrícolas com os devidos implementos e isso tem feito uma estrondosa diferença nas estatísticas de produção. Foi firmado durante seu período de titular junto à secretaria com três importantes organismos como o EPAGRI, a CIDASC e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais com as seguintes atribuições:

EPAGRI – será responsável pela transmissão de conhecimentos e total assistência ao agricultor.

CIDASC – Vai centrar todo seu esforço junto ao produtor pecuarista e o Sindicato Rural que prima pelos interesses dos produtores irá fazer o encaminhamento de impostos como ITR.

Uma de suas maiores preocupações no setor é a erradicação de uma praga que tem atormentado não somente a agricultores, mas todo cidadão de Pedras Grandes: o Borrachudo. Medidas estão sendo tomadas conjuntamente com o EPAGRI para sua total erradicação. Outra constante de suas preocupações é a permanente planilha de estudos e investimentos para a modernização e diversificação dos produtos cultivados para que o município não venha ficar refém da monocultura.