José de Souza Lourenço

Endereço:
Av. Beira Mar, 718
88.914-000
Brasil
fone:
ver fone(48) 9917-9933
Entre em Contato

Descrição

Arroio do Silva se destaca como importante centro de lazer na região sul catarinense. Distante de Porto Alegre a aproximadamente 250 km e de Florianópolis a cerca de 300 km, tem sua importância para a economia local e estadual não apenas no circuito turístico, mas também por contar com um bem organizado setor pesqueiro que abastece importantes regiões metropolitanas com o produto da pesca.

Associações bem organizadas, com a comunidade pesqueira bastante unida dentro do setor, vêem abastecer os restaurantes e supermercados da cidade garantindo uma renda considerável que mantém as famílias dos pescadores em um patamar estável de desenvolvimento humano.

Dentro da história desse importante balneário existe o trabalho anônimo de um de seus maiores articuladores que é José de Souza Lourenço, um homem inteiramente comprometido com sua comunidade que se constituiu por seus próprios valores em importante LIDERANÇA POLÍTICA por sua raça e pujança.

Natural de Araranguá – cidade das avenidas como é conhecida – nascido a 11 de março de 1953 – é um homem honrado que atribui a seus pais o senhor e senhora Severiano Manoel e Palmira Souza Lourenço - toda sua formação ética. Sempre esteve ao lado dos pais e seus pais também estiveram a seu lado nos mais importantes momentos de sua formação. Toda sua vida profissional foi dedicada à pesca. José de Souza Lourenço só sairia da casa dos pais aos 22 anos de idade e pelo motivo mais convencional, ou seja, constituiu sua própria família. Sua primeira união matrimonial foi dissolvida, mas do casamento vieram dois de seus quatro filhos. Sua nova chance de constituir família veio a julho de 2005 com Márcia Francisco Machado – também do setor de pesca – com quem teria mais dois filhos.

O grande lance de toda sua vida foi unir os companheiros de trabalho em torno da valo-rização da atividade e o primeiro grande passo para unir a classe foi a criação da Colônia de Pescadores do Balneário de Arroio do Silva, no qual foi seu primeiro presidente. José de Souza – o popular Zé Gadelha – pode ser considerado um bravo homem do mar e por muitos anos trabalhou na atividade sem qualquer veículo de apoio, contudo com suas próprias mãos no chamado cultivo de resgate manual. Com muito sacrifício constrói seu primeiro barco a remo e mais tarde com o produto de seus esforços adquire seu primeiro barco a motor. Mas para garantir seu sucesso profissional precisou recorrer a outras atividades paralelas como pedreiro, eletricista, encanador e veio adquirir seu próprio restaurante – no qual atua a mais de 40 anos, onde obviamente serve o que havia de melhor em produtos do mar.

Zé Gadelha é um defensor implacável de seus colegas de atividade, porque acredita que o setor é feito para homens de bastante fibra para compensar um mercado que oscila muito e só se estabiliza pela determinação de seus companheiros. Atuou também como vice-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Areias Brancas. Também fez parte na qualidade de vice-presidente da Associação de Pescadores de Morro dos Conventos. Outra importante efeméride de sua vida profissional à qual esteve presente foi quando de sua participação como encarregado do posto de tratamento de águas da SAMAE em Morro dos Conventos.

Atualmente está agremiado à Colônia de Pescadores Z 24 de Balneário Arroio do Silva, ocupando o cargo de Vice Presidente.

Desta feita não é difícil entender sua vinculação ao universo político, quando veio filiar-se em 1992 ao PMDB indo disputar sua primeira eleição no concorrido município de Araranguá, obtendo 223 votos o que lhe concedeu a honrosa posição de segundo suplente. Por insistência da comunidade e de seus correligionários políticos participou também das eleições de 1996 pela mesma cidade vindo novamente a ficar na segunda suplência.

Mas foi no pleito de 2004 que com o apoio de toda comunidade pesqueira e embasado nos serviços prestados à comunidade iria finalmente sorver o gosto da vitória alcançando 173 votos elegendo-se representante do povo para a Câmara Municipal de Vereadores.

Muitas foram suas proposições e ações efetivas para a criação de um Posto de Saúde do Bairro de Areias Brancas, bem como uma quadra poliesportiva , áreas de lazer, investimentos no setor de saneamento básico, a criação do segundo grau para os alunos do bairro, transporte coletivo e a criação de importantes investimentos para incremento da agricultura orgânica e o imprescindível advento que venha possibilitar a criação de peixes em cativeiro, a partir de tanques de alevinos.

Por todos os serviços prestados e sua luta para desenvolver seu município retorna às eleições e em 2008 se reelege com 240 votos o que denotam seu crescimento político de prestígio na cidade de Arroio do Silva.