José Casemiro Gentilini

Endereço:
Rua Beira Rio ,s/n
Centro
Santiago do Sul, Santa Catarina 89.854-000
Brasil
fone:
ver fone(49) 3345-0032

Descrição

Nascido a 04 de março de 1964 é nosso personagem natural da cidade de São Domingos do Sul no Rio Grande do Sul. Comerciante bem sucedido no ramo mobiliário é casado, e juntamente com a senhora Losmari Canalle Gentilini, dividiu as responsabilidades de criação e educação dos filhos: Josenei e Josivan.

A mudança de região e estado, viria poucos meses após o nascimento de José Casemiro, este contava ainda com quatro meses de idade, quando os pais, o senhor e senhora Natalício Antonio e Catarina Gentilini, decidiram mudar a sorte de suas vidas deslocando-se de território gaúcho para terras catarinenses de Quilombo.

A agricultura é o meio natural de sobrevivência por aqueles rincões. E tão difícil como trabalhar nas terras, é encontrar alternativas profissionais porque as escolas são escassas. Ainda assim José Casemiro desloca-se de sua casa para completar o ensino Fundamental na Escola Estadual de São Tiago. José, ainda que por hábito seguisse a linha profissional dos pais, buscou diversificar seu objetivo profissional e ingressou no ramo de carvoaria, lá se mantendo por aproximadamente quinze anos.

1998 foi o marco da mudança de sucesso. É que nesse ano, fruto de um grande esforço José Casemiro instala sua fábrica de móveis para atender cidade e região. Dois anos depois abre uma loja de móveis e eletro-domésticos. Mas além desse perfil de empresário, José Casemiro Gentilini tem uma vida paralela muito intensa.

Trabalhos comunitários. São aqueles que as pessoas fazem para auxiliar pessoas e o troco disso muitas vezes não fica nem ao menos no muito obrigado. Atividades das quais as pessoas não são pagas para desenvolver. Elas aceitam ou não. Por tal motivo muitas vezes é difícil fazer toda uma intrincada rede de criticas sobre nosso quadro político em geral porque boa parte desses políticos sempre esteve decidindo por nós em situações de total abnegação, caso específico de José Casemiro Gentilini uma brava LIDERANÇA POLÍTICA em Santiago do Sul, sempre envolvido de coração nas causas da sua cidade. Foi Presidente da APP do Colégio São Tiago por três vezes em mandatos de dois anos. Foi membro da diretoria do Esporte Clube Guarani por doze anos, numa total demonstração de amor aos esportes. Juntamente com a esposa, foram Coordenadores de Grupos de Reflexão da Igreja de São Tiago. Frente a tantos compromissos sociais, não é difícil imaginar que uma pessoa assim seja naturalmente cogitada para ingressar nas lides políticas.

Seu ingresso se deu em 1992 com a filiação junto ao PPB. Em 1996, ano da primeira eleição do novo município emancipado, foi candidato a vereador e causou surpresa ao eleger-se com a quantidade de 86 votos, colocando-o como o segundo parlamentar mais votado naquele pleito. Naquele ano legislativo presidiu a Comissão de Finanças e Orçamento 97/98 e no último período legislativo foi Presidente da Câmara Municipal, participou da elaboração da Lei Orgânica do Município e da elaboração do Regimento Interno da Câmara.

Pelo bom desempenho em sua primeira experiência recebeu 72 votos, eram as eleições do ano 2000 ainda pelo PPB, que o recolocaram na Câmara de Vereadores e novamente teve seu nome homologado para presidir a Câmara Municipal por mais um ano. No período compreendido entre 2003 e 2004, se descompatibilizou para ocupar a Secretaria de Obras e Serviços Públicos junto ao Poder Executivo. Para o ano de 2004 decidiu se manter afastado para cuidar de seus interesses. Mas em 2008, agora alinhado às fileiras do PSDB, não pôde resistir ao convite e aceitou participar da campanha para a prefeitura, candidato a vice - prefeito na coligação que fez história em Santiago do Sul, porque redundou numa eleição de consenso com chapa única. Foi uma vitória da qual todos puderam se locupletar.