João Otávio da Silva

Endereço:
Santana
Ermo, Santa Catarina 88.935-000
Brasil
fone:
ver fone(48) 8824-6468
celular:
ver celular(48) 9162-1705

Descrição

Nasceu a 03 de agosto de 1963 na localidade de Ermo, o qual mais tarde viria lutar para emancipar-se de Turvo; no seio da família do senhor Otávio Julio da Silva e senhora Maria Leonísia Nazário da Silva. É o quarto filho de sete irmãos e viveu em casa dos pais iniciando precocemente, como a maioria dos meninos do campo, aos sete anos auxiliando em pequenas tarefas junto à lavoura.

Viveu alegremente com seus pais até completar a idade de 21 anos, quando, motivado pelo seu primeiro casamento, deixa a casa paterna. Fruto de seu primeiro enlace são os filhos: Dione, Diogo Otávio, Cintia e Letícia.

Seguiu profissionalmente agregado à terra e veio trabalhar com o senhor Della Vecchia no plantio e desenvolvimento de novas técnicas na rizicultura. Finda essa fase foi viver no município de Criciúma, vindo trabalhar na Minotto – a primeira empresa cerâmica da cidade – nela permaneceu por cinco anos. De 1986 a 1991 ingressou na ICC – empresa carbonífera de Criciúma posteriormente retornando para sua cidade de origem e ao plantio de fumo e arroz.

Ferrão como é carinhosamente chamado por seus amigos e familiares fez inúmeras obras sociais em sua cidade. Emprestou seus serviços como membro da Associação de Pais e Professores da Escola Isolada Santana e a organizar festas e serviços religiosos junto às Capelas de Santana e Santa Bárbara.

Iniciou sua vida política depois de ser convidado por lideranças políticas locais se filiando ao PMDB. Por estar sempre presente às reuniões do diretório, com a chegada do período eleitoral foi indicado a ser candidato e ele aceitou para ajudar o partido. João Otávio confessa que não esperava se eleger, mas fez uma campanha tão forte motivado por suas próprias convicções que resultou em sua primeira eleição no pleito do ano 2000 para sua surpresa.

Na oportunidade contabilizou 128 votos que o colocaram na sexta colocação. Nessa sua primeira votação recorda-se de ter feito um mandato coerente com seus princípios votando somente nos bons projetos. Destaca entre suas conquistas como parlamentar o calçamento que dá acesso ao bairro Santana, o calçamento Vista Alegre em conjunto com os demais parlamentares – mas em Água Branca com sua participação pessoal, a construção da Escola Isolada de Água Branca e a Escola Isolada Luiza Pavei em Santana.

João Otávio reflete que a postura de um homem público não deve ser rígida, mas deve estar sempre dentro da retidão de seu caráter e ficou um tanto frustrado por não ter conseguido a Presidência da Casa Legislativa de Ermo em seu primeiro mandato. Foi por esta razão que se afastou por quatro anos da política e acabou até por migrar para o PSDB, mas em 2008 retorna mais experiente e lança seu nome para as eleições daquele pleito retornando também ao PMDB.

Em mais esta oportunidade João Otavio faz 134 votos, seis a mais que em sua primeira eleição, realmente um excelente acréscimo, pois queremos lembrar que as eleições para vereadores em Ermo sempre foram muito apertadas e a diferença entre os candidatos é mínima.

João Otávio da Silva o popular “Ferrão” promete dedicar atenção especial ao setor primário do Ermo, porque acredita que nele se desenvolverá a economia da cidade. A busca de implementos e incentivos de diversas ordens, a busca de empreendimentos que desenvolvam a Agroindústria ermense; serão constantes. Por se tratar de um idealista irá procurar de todas as formas elevar as condições de saúde, educação e do esporte de sua cidade; que aliados aos setores de saneamento básico, turismo e transportes; farão o crescimento de Ermo tornar-se realidade.