Janete Ida Felippe Pavanate

Endereço:
Rua Monsenhor Frederico Tomborck, 1300
Centro
São Ludgero, Santa Catarina 88.730-000
Brasil
Entre em Contato

Descrição

A Secretaria de Saúde tem a função de desempenhar as atividades de assistência à saúde e prestação de serviços na área médica e da rede básica de Saúde em todo o município, através do atendimento nos postos de Saúde ou Unidades Básicas Municipais. É responsável pela administração e pela política social de saúde. Faz o controle de algumas doenças em todo o território municipal. É responsável ainda pela formulação e implantação de políticas, programas e projetos que visem promover, proteger e recuperar a saúde da população. Desenvolve programas de saúde e faz o controle sobre determinadas doenças que exigem a notificação. Mantém parcerias em diversos programas com o Estado e a União.

Os anos 80 revelaram uma importante e decisiva figura mundial que passou a ser conhecida como a “Dama de Ferro”. Estamos nos reportando logicamente sobre Margareth Thatcher que em 1979 conseguiu que os conservadores assumissem o poder com ampla vantagem, convertendo-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro Ministro do Reino Unido em função de sua verdadeira obsessão à implantação de seus programas e de uma vida embasada nos estudos.

Seu exemplo de trabalho contaminou o ânimo de todas as mulheres que a cada década surpreendem pela capacidade e obstinação pelo trabalho. Estabelecer um paralelo em proporções realistas é justo para destacar o excelente trabalho de nossa competente Secretária de Saúde do município de São Ludgero, Janete Ida Felippe Pavanate que vem realizando um trabalho exemplar nessa importante cidade do sul catarinense com muito afinco e trabalho.

Nossa biografada recebeu com muita cordialidade a equipe jornalística de Lideranças em sua residência num período muito especial de sua vida. É porque há poucos dias havia dado a luz pela segunda vez à pequena e meiga Isabelle, irmãzinha caçula de Isadora que ao lado de seu esposo Leandro Ventura Pavanate compõe a totalidade de sua família após o enlace matrimonial consignado no dia 10 de novembro de 2001.

Nascida em Azambuja – hoje município de Pedras Grandes - a 20 de julho de 1976 viveu com sua família ate completar seus 16 anos de idade. Até aquele período - por determinação de seus atenciosos pais, o senhor Germano Felippe Orlandina Silvestre Felippe – não havia exercido nenhum trabalho dentro ou fora do lar par se dedicar integralmente aos estudos.

Sua trajetória rumo à sua formação profissional está ligada à sua iniciação junto à Escola Estadual de Pedras Grandes por onde trilhou os caminhos do ensino fundamental. Ainda no mesmo educandário veio a concluir o ginásio e o primeiro ano do segundo grau. O restante deste importante período se deu em Tubarão; mais especificamente junto ao Colégio Senador Francisco Benjamin Gallot onde se formou como Técnica em Patologia Clinica. O curso superior tem inicio no ano de 1994 pela UNISUL de Tubarão e vai ser concluído no ano de 1997. Ela pondera com muito carinho que nessa época viveu por muitos anos com bisavô o senhor João Carboni. Para lapidação de suas qualificações fez especialização em Saúde da Família também pela UNISUL no biênio compreendido entre 1997/1998. No ano 2000 se especializou em Gerenciamento de Unidade Básica de Saúde pela mesma instituição e também em Formação Pedagógica na Enfermagem no ano de 2003.

Bem uma vez com tantos diplomas importantes debaixo do braço, lançou-se ao mercado de trabalho e conseqüentemente distribuiu inúmeros currículos, sendo que obteve sinal verde para trabalhar em Araranguá; mas acabou fazendo opção pelo município de Tubarão a convite da Prefeitura Municipal. Foi uma fase especial, ela pondera, porque iniciou seus trabalhos como Coordenadora de Unidades Básicas e Programa de Saúde da Família – também denominado de PSF. Como parte de seu trabalho era conhecer melhor a realidade da saúde em todo o município, peregrinou em cada uma das unidades que compõe o conjunto de unidades de todo o município no período compreendido entre 1998 a 2002. Não é mole não, a mulher tem muita energia.

Mas se isso parece ser uma tarefa estafante para a maioria dos profissionais da área, para ela foi apenas um rápido estágio para uma jornada dupla de trabalho iniciado em 2002 – quando atuou consecutivamente pelo município de Tubarão e São Ludgero; na qualidade de enfermeira dos PSF(s) de janeiro a julho daquele ano.

Neste mesmo ano um fato estaria traçando seu destino profissional, é que foi aberto concurso público para Prefeitura de São Ludgero e em meio a tantos candidatos, nossa cordial Secretária saiu-se muito bem, sendo simplesmente qualificada como a primeira colocada na função de enfermeira e logo após foi efetivada. Isso ocorreu julho de 2002. Olha só que curiosidade: Neste mesmo ano fez concurso para o estado e teve a competência de ser contratada para trabalhar no Hospital Regional de São José para o biênio de 2003/2004, o que teve que conciliar com seus trabalhos junto ao município de São Ludgero.

Moleza não é verdade? Afinal de contas ter dois empregos com uma distância de 150 quilômetros entre uma e outra cidade, não resumia para ela um fato tão complicado não é mesmo? Com o tempo acabou se decidindo em fixar-se apenas em São Ludgero.

Nos anos de 2004 e 2005 trabalhou no plantão noturno do Pronto Atendimento denominado de 24 horas. Após um trabalho de excelência e destaque veio em maio de 2005 assumir o período diurno no mesmo logradouro público, entretanto na função de Coordenadora; desempenhando essas funções até março de 2008, quando merecidamente e a convite do Chefe do Poder Executivo da cidade de São Ludgero veio assumir a Secretaria de Saúde.

A par de suas atividades essenciais junto à Secretaria da Saúde tem também outras atribuições no campo da Promoção Social no gerenciamento e cadastro em atenção às famílias carentes. É também responsável pela distribuição da bolsa família, acompanha pari passo a área de Assistência Social, bem como procede ao encaminhamento de internações de pacientes com diferentes tipos de patologia.

Consta de suas prioridades a reforma do âmbito do Plantão “24 horas” que é o serviço municipal de pronto atendimento e destaca a importância da aquisição de equipamentos específicos para um melhor atendimento no setor emergencial. Destaca ainda a instalação do CRAS – Centro Regional de Assistência Social bem como a inauguração da Unidade Básica de Saúde da localidade da Encosta do Sol. A aquisição de unidades móveis para o transporte de pacientes é uma de suas constantes preocupações tendo sido atendida neste quesito o que concerne numa melhora no padrão de atendimento aos pacientes. Defende a manutenção das Equipes de Saúde da Família no município, porque configuram um excelente trabalho junto à população.

Bem se você caro leitor tiver ainda um Free Lance para oferecer a esta excelente profissional, basta fazer contato com a mesma junto à Secretaria de Saúde de São Ludgero e temos certeza de que ela vai dar um jeitinho para melhor aproveitar o seu tempo.

Temos certeza de que fazemos nossa a opinião da população em geral de São Ludgero quando parabenizamos nossa Competente Secretária.