Jairo Antonio Luft

Endereço:
Av. São Luiz, 108 São Miguel da Boa Vista
São Miguel da Boa Vista, Santa Catarina 89.879-000
Brasil

Descrição

A modernização da agricultura, tema bastante abordado em tantos estudos, tem representado importante foco de análise a partir de leituras inovadoras que buscam superar interpretações já consagradas. A integração de novas técnicas de transformações ocorridas no campo nos últimos anos particularmente em relação às alterações das relações de trabalho na agricultura, sem olvidar a ampliação de atividades já existentes no campo, além da criação alternativas viáveis, o que permite rediscutir o próprio conceito de espaço rural, tem sido uma preocupação de quem depende da atividade rural no Brasil. Mão de obra cada vez mais escassa e a falta de incentivos para que os jovens permaneçam na agricultura, são outros fatores preocupantes a serem postos em discussão.
São estas, entre tantas outras, as principais preocupações do comerciante, técnico agrícola e agora vereador eleito para o mandato 2013-2016 da cidade de São Miguel da Boa Vista em Santa Catarina, Jairo Antonio Luft. Morador de um município que pauta sua economia em 95% da arrecadação no setor agrícola, dando ênfase às culturas de milho, feijão, trigo, soja, fumo e a fruticultura em pequena escala, o vereador eleito demonstra estar focado para que o município se fortaleça e qualifique mão de obra para a sua vocação agro-comercial.
Natural do estado vizinho do Rio Grande do Sul da cidade de Boa Vista do Borica, herdou o carinhoso apelido de “vista do bórica” o qual se orgulha em partilhar aos amigos. Jairo Antonio Luft nasceu em 18 de Setembro de 1969 e quando era ainda uma bebê, seus pais mudaram para Santa Catarina no município de São José do Cedro, fixando residência na comunidade conhecida como Princesa. Atualmente a comunidade de Princesa tornou-se também um dos municípios do único estado do país que tem nome feminino, Santa Catarina.
Jairo é casado com a professora da rede municipal de ensino de São Miguel da Boa Vista, Adriana Decker Luft de quem fala com muito respeito e satisfação atribuindo o apoio e a dedicação que dela sempre obteve. Do relacionamento conjugal entre Jairo e Adriana nasceram três filhos: Iago, Bruno e Gustavo dos quais fala com muito orgulho e carinho. Jairo Antonio Luft é filho de Rinaldo Luft (em memória) e de Cresencia Luft aos quais divide todas as conquistas pessoais e profissionais de sua vida lembrando dos ensinamentos cristãos e de cidadania que ambos aplicavam à ele com a simplicidade que lhes era peculiar.
O mais novo membro do Poder Legislativo a assumir a vereança em São Miguel da Boa Vista lembra com orgulho de seu tempo de escola, pois foi ali, nos idos de sua infância e adolescência, que todas as metas, planos e conquistas de sua vida tiveram início. O ensino primário foi realizado na Escola Isolada de Vista Alta no município de Princesa. O mesmo se deu com o ensino do ginásio, na Escola Básica Antenor Nascentes.
Optou em realizar os estudos do segundo grau na cidade vizinha de São José do Cedro onde finalizou em 1988. Em 1991 obteve diploma como Técnico Agrícola em Concórdia cidade que fica no oeste catarinense, e após voltou para São Miguel da Boa Vista decidido a fazer parte da construção da história do município que aprendeu a amar.
Fazendo jus aos estudos de Técnico Agrícola realizados com muita dedicação pessoal, Jairo Antonio Luft ingressou em 1993 na Cooperativa Regional Auri Verde, onde teve a oportunidade de realizar excelentes trabalhos até 1996. Os projetos desenvolvidos frente a Auri Verde renderam um convite á Jairo para desempenhar função em outra cooperativa, a Aurora, empresa pertencente ao mesmo grupo onde permaneceu por um período de um ano e seis meses.
Em 1997 motivado por um desejo de administrar seu próprio negócio, Jairo Antonio Luft estabeleceu empresa no seguimento supermercadista e abriu as portas de um mercado na cidade. Dois anos mais tarde, aceitando novo desafio, voltou a atuar na Cooperativa Auri Verde, ao mesmo tempo em que montou uma loja de produtos agropecuários, negócio que administra com muito sucesso nos dias atuais na cidade onde vive.
Jairo mantém sua fé religiosa nos ensinamentos da doutrina do catolicismo e como bom brasileiro é apaixonado por futebol mantendo uma admiração especial pelo clube de futebol Internacional de Porto Alegre, conhecido nacionalmente pelo carinhoso apelido de ‘colorado”. Ainda como atividade de lazer, diz gostar muito de passeios familiares.
A vida política de Jairo teve início em 1995 quando filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) no qual permaneceu por um período de 3 anos. Sua saída do PDT o levou a novos ideais de luta e este caminho o fez filiar-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), onde permanece militando até hoje. Disputando o pleito de 2012, Jairo conquistou pela vontade popular de 115 eleitores do município a oitava colocação na votação, e consecutivamente uma das cadeiras do Legislativo Municipal de São Miguel da Boa Vista.
Apesar da pouca idade, Jairo Antonio Luft já carrega experiência de outra eleição, na qual ficou como suplente de vereador. Na oportunidade que se apresentou, Jairo assumiu a cadeira em três situaçõs nas quais pode efetivamente mostrar suas qualidades e sua competência para legislar. Atualmente ele ocupa a função de presidente do Partido dos Trabalhadores de São Miguel da Boa Vista e num passado não muito distante, já havia ocupado a função de tesoureiro. Ainda sobre a vida sócio-política do cidadão Jairo Antonio Luft, pode-se destacar as atividades realizadas na comunidade escolar, na igreja e também nos cargos que ocupou no CTG local.