Ivo Pedro Farias

Endereço:

Maracajá, Santa Catarina 88.915-000
Brasil

Descrição

Maracajá significa “gato-do-mato” em tupi-guarani. Talvez por isso a cidade tenha erguido um dos mais importantes ícones ecológicos do estado de Santa Catarina: o Parque Ecológico de Maracajá com o objetivo de preservar importante remanescente de Mata Atlântica.

Ivo Pedro Freitas pode ter feito, sem querer, o caminho de volta de Frei Euzébio Ferretto, um dos principais personagens da História da cidade, responsável direto pela emancipação do município. Frei Euzébio chegou à região em 19 de janeiro de 1956, vindo da cidade de Alfredo Chaves, no Rio Grande do Sul. Em 1959, ele comandou a construção da primeira igreja da cidade, a da Imaculada Conceição. Sua influência na comunidade foi imensa: ele receitava chás, identificava doenças, demarcou os limites do município e ajudou a eleger prefeitos. Foi um dos maiores defensores da emancipação, que aconteceu em 1967. Em 1974, frei Euzébio transferiu-se para Toledo, no Paraná.

Ivo Pedro Farias nasceu a 07 de setembro de 1951 e contraiu laços matrimoniais com a professora graduada em Técnicas Pedagógicas Mercedes Nazário Farias a 24 de dezembro de 1974. Ele é filho do senhor Pedro Antonio Farias e senhora Benta de Oliveira Farias.

Iniciou seus estudos no Colégio Estadual Manoel Baltazar, vindo concluir o segundo grau na cidade de Esteio no Colégio Dinâmico. Permaneceu na casa paterna até completar 21 anos de idade, auxiliando-os nas duras tarefas da agricultura.

Teve um período nesses 21 anos de idade em que veio servir com seus préstimos junto a uma oficina mecânica ainda na mesma cidade. Trabalhou ainda algum tempo no mesmo ramo em Araranguá, para depois transferir-se par Esteio para trabalhar ainda no mesmo seguimento por mais de 28 anos. Dentro daquela área veio ainda ter seu próprio negócio. Hoje se encontra aposentado. Apesar de estar vivendo longe de Maracajá, em momento algum se ausentou definitivamente dos fatos que lá ocorriam em função de possuir bens na cidade, inclusive visitando seus pais em toda oportunidade que dispunha.

Por que seu Ivo tem algo em comum com Frei Eusébio?

Por causa de sua vocação religiosa provavelmente. Naquele período em que viveu na cidade de Esteio ajudou a colocar a pedra fundamental da igreja, da qual foi presidente por 2 anos da Associação Comunitária de Novo Esteio. Depois de alguns anos essa igreja se tornou paróquia e Ivo Pedro Farias e família – foram lembrados e convidados para a tão significativa inauguração.

Seguindo ainda sua missão religiosa quando de seu retorno a Maracajá, teve a honra de servir a CAEPE da Vila Beatriz pelo período de 2 anos. Ivo Pedro faz parte do conselho da Associação dos Moradores de Vila Beatriz e ajudou a fundar o conselho municipal antidrogas, onde também desenvolveu um curso sobre o assunto na UNESC. Auxiliou ainda na fundação do CONSEG.

Ivo Pedro Farias é vereador por dois mandatos consecutivos tendo sido eleito pelo PP e se pré-dispõe a seguir realizando trabalhos pela sua amada cidade. Ele deu importante contribuição ao prefeito Antonio Carlos de Oliveira – popular Cacaio – no que diz respeito a trazer pavimentação a várias ruas em seu município. Grande conquista também foi o transporte escolar para o melhor desenvolvimento das crianças. Segundo ele, Cacaio foi o prefeito que mais pavimentou ruas em Maracajá. Ele evita em falar em nome próprio; ressaltando sempre que ele só não faz nada, mas em conjunto com seus colegas busca o melhor possível para Maracajá.

Relata ainda que quando esteve interinamente na Presidência da Casa Legislativa, foi iniciativa sua levar vereadores à Brasília, ao menos os lideres de cada partido, para buscar recursos e cobrar ainda dos deputados de cada partido uma maior participação.