Euderite Marmentini

Endereço:
Av. João Corso,819
Centro
Santiago do Sul, Santa Catarina 89.854-000
Brasil
fone:
ver fone(49) 3345-5038

Descrição

Há uma importância intrínseca no intercâmbio entre povos de diferentes regiões, com conseqüências diretas: no desenvolvimento, na cultura e no caráter das pessoas. A migração entre os gaúchos e catarinenses gerou fatos importantes ao longo do tempo, construindo histórias e LIDERANÇAS POLÍTICAS como a de Euderite Marmentini, gaúcha da cidade de Arvorezinha.

Nascida a 23 de setembro de 1962, já despertava em seus pais o senhor e a senhora Achiles e Ana Zanella Casagrande a visão de uma criança transformadora de gênio inquieto com um decidido olhar travado no futuro.

Vamos a fundo nessa história porque ela promete dar bons frutos. Na Escola Municipal Cadorna em Arvorezinha, Euderite iniciou os primeiros passos no processo de aprendizado, vislumbrando que Educação, que é coisa boa, poderia estar ligada ao resto de sua vida. A conclusão do ensino fundamental viria na Escola Básica São Tiago, em Santiago do Sul o seu novo e definitivo lar.

Ao redor dos anos 80, há uma natural pausa nas questões profissionais e ela realiza-se na plenitude como mulher, encontrando em sua cara metade o sentido maior da vida. Há 10 de outubro de 1980 contrai matrimônio com Nadil Marmentini – funcionário público de profissão - e com ele inicia uma longa história amor, amizade e respeito. Este período coincide também com sua formatura no Magistério pela UCRE de Chapecó. Mas nem mesmo o casamento freia suas aspirações e objetivos na área da Educação e vem formar-se no ensino superior pela UDESC de Quilombo e pós – graduar-se em Educação Básica pela Facinter de Curitiba.

Tudo em sua vida é muito surpreendente. Vejamos, pois o seguinte:

Por nomeação do prefeito Nédio Espiorin preenche uma vaga para ensinar alunos da primeira série da Escola de Linha Madóglio, naqueles tempos a localidade ainda pertencia a Quilombo. Até então nada de anormal, não fosse o fato de que Euderite à época, contava apenas com 13 anos de idade e era aluna da 5ª série do ensino fundamental. Sua história sempre foi recheada de lances interessantes, Na realidade trabalhou toda sua vida, até a aposentadoria em sala de aula desde 1975, com excelentes serviços prestados em escolas da rede pública estadual e municipal, envolvendo-se com alunos de todas as faixas etárias nas mais variadas disciplinas educacionais.

Idealizadora, guerreira e submissa ao coração; liderou, enfrentou adversidades e encantou crianças: 1. Aliada às causas estudantis como líder de classe e membro do Grêmio Estudantil; 2. Desenvolvendo programas com crianças carentes de 7 a 14 anos pelo C.R.A.S.; 3. Participando ativamente do Pro Jovem com adolescentes de 14 a 16 anos e principalmente na busca de subvenções para o custeio das operações.rações.

Dotada de espírito de liderança veio a convite do senhor Valmor Vanzin filiar-se em 1982 ao PDS logo assumindo seu espaço junto à executiva municipal. Manteve-se sempre fiel a essa corrente ideológica, incursionando pelo PPB e PP, agremiações partidárias sucedâneas do antigo PDS.

Com o ingresso na vida político partidária viria, evidentemente, o desejo de concretizar sua primeira experiência política. Isso ocorreu no ano 2000 quando surpreende conquistando a 1ª suplência junto à Casa Legislati8va do município.

Em 2004 foi eleita através de um consenso. O PPB tinha direito a duas vagas entre as 09 cadeiras e ela ficou em 1º lugar em uma votação secreta na convenção partidária que indicou seu nome para o legislativo municipal. Na eleição do TRE fez a expressiva quantidade de 159 votos. No período compreendido entre 2005 e 2008 foi 1ª Secretaria da Mesa Diretora para vigência de 2005 e 2006. Nada mais coerente e justo foi Presidente da Comissão de Educação, Esporte e Cultura por 4 anos (2005 a 2008).

Em 2008 precisou da legenda para se eleger, pois apesar de ser candidata única, teria pela frente o desafio de vencer pelo menos 25 candidatos à disputa das vagas na Câmara Municipal, apesar de todo desafio classificou-se bem com a 5ª colocação. Seu sonho é continuar de alguma maneira contribuindo para a grandeza da cidade como um todo, entretanto com toda ênfase na área da Educação tão importante para a formação de pessoas com sua cara. Com seu caráter.