Eloi Soethe

Endereço:

São Ludgero, Santa Catarina 88.730-000
Brasil

Descrição

A Secretaria de Administração planeja, coordena, normatiza e executa os sistemas de administração quanto: à modernização da estrutura organizacional e dos métodos de trabalho. A Secretaria também desenvolve e aperfeiçoa os recursos humanos. Responde pelo recrutamento, seleção, treinamento, pagamento e controle funcional e financeiro do pessoal da Prefeitura. Faz a distribuição e controle do material permanente e de consumo; ao tombamento, registro, inventário, proteção e conservação dos bens móveis e imóveis. Tem a função de promover o processo de planejamento e normatização da estrutura organizacional e dos métodos de trabalho da Prefeitura.

Tantas atribuições e responsabilidades tornam a Secretaria de Administração um dos principais aliados do governo municipal. A competência do administrador é, portanto aferida pela sua capacidade de gerir recursos mesmo quando eles são parcos. Geralmente é assim que recebem os governos após uma transição política, orçamentos comprometidos e muita demanda exigida pela população para que a máquina não pare de empurrar o progresso para frente. A reportagem de Lideranças Políticas encontrou um Eloi Soethe, Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de São Ludgero cordial, de temperamento ameno, mas com muita visão para condução dos processos que o próprio processo exige.

Nascido a 16 de outubro de 1959 na mesma cidade em que ora milita como funcionário de primeiro escalão, tem curso superior na cadeira de Tecnólogo em Administração realizado e concluído em 2007 pela UNISUL de Braço do Norte. A posse de um canudo é muitas vezes referenciada como secundário; entretanto no caso de Eloi se percebe que ele é o homem técnico no lugar certo e vai certamente conduzir todo processo com muita tranqüilidade.

Em verdade o maior diploma que se pode receber em vida é a capacidade de contornar as dificuldades. Nesse quesito Eloi tira de letra. Viveu até seus 21 anos com seus pais na agricultura trabalhando duramente ao lado de seus nove irmãos principalmente na lavoura de fumo. Muito orgulhosos do filho, o senhor José Soethe e senhora Julia Schlickmann vêem com tristeza sua partida para Joinville no ano de 1980. Mas a causa era justa porque o filho iria trabalhar numa grande empresa a EMBRACO Empresa Brasileira de Compressores – por lá permanecendo por 6 anos. Lá desempenhou funções como ferramenteiro atuando na área de manutenção de peças.

Após essa experiência dá uma guinada na vida profissional adquirindo um caminhão e foi como dizem os profissionais da área, desbravar o Brasil. Nesse intervalo de tempo contrai matrimônio com Inês Becker Soethe, constituindo sua própria família a partir de seu casamento a 15 de junho de 1985. Eloi e Inês constroem uma família digna de orgulho e se esmeram na qualidade de pais para apoiarem e encaminharem seus três filhos: Aline Samara, Julia Cecília e José Vitus.

Doze anos depois novamente na terra natal ingressa em 1997 na empresa de esquadrilhas Cruzeiro de São Ludgero. A principio foi admitido para trabalhar no setor que já conhecia lá na Embraco, desta forma permanecendo como ferramenteiro por um curto período para posteriormente assumir por dois anos o setor de manutenção. Tanta competência e conhecimento foram reconhecidos e numa ascensão meteórica é nomeado Gerente Administrativo da Empresa.

No ano 2009 é convidado e aceita assumir a Secretaria de Administração de São Ludgero onde irá colocar à disposição do prefeito toda sua capacitação e competência. É até o momento o grande desafio de sua vida.

A par de uma vida profissional e familiar sempre esteve em contato com as causas sociais e desse período se destacam suas atuações como membro da APP nos anos de 2003 e 2009. Marcou época quando assumiu a Presidência da Associação de Moradores do bairro Beira Rio no período compreendido entre 2004 a 2010. Foi Coordenador dos Jogos Municipais Inter Bairros num período de ascensão nos esportes entre 2002 e 2004. Foi nomeado um dos Conselheiros da SDR – Secretaria de Desenvolvimento Regional – cargo de alta relevância para o período compreendido entre 2009 a 2012. Tem vida religiosa bem ativa e faz parte do grupo de Cursilhistas da Paróquia da Matriz de São Ludgero.

Seu percurso político tem inicio no ano de 2003 quando ingressa no PMDB municipal. Incentivando pelo mesmo grupo que o levou à filiação lançou seu nome para compor a chapa de Vereadores rumo ao Legislativo Municipal no ano de 2004 e vê com muita satisfação o cumprimento de seu objetivo sendo eleito com a quantidade de 378 votos que o coloca na honrosa posição de quinto colocado no quadro geral de eleitos.

Lodo no início do ano assume sua cadeira de parlamentar e representa ainda sua bancada como Líder do Governo e do Partido. Ainda na Casa das Leis é nomeado Membro da Comissão de Agricultura, Obras e Viação pelo período de 2005 a 2006. Já no biênio 2007/2008 fez parte de Comissão de Constituição e Finanças; desempenhando ainda trabalho de excelência como 2º Secretário da Mesa Diretora.

No período 2007/2008 um fato político marca sua vida as coisas não haviam dado certo como havia planejado. Naquele período ele era o Presidente do Diretório Municipal do PMDB e ainda agregou toda a responsabilidade da Coligação São Ludgero cada vez melhor como Presidente. O fato acarretou-lhe falta de tempo suficiente para se dedicar à sua própria campanha e isso lhe custou a reeleição.

Contudo seu sacrifício não foi em vão e foi notado pelas lideranças da coligação vitoriosa. Ao término das eleições Eloi segue normalmente sua vida na empresa em que trabalhava e conclui seu primeiro mandato. Nas eleições de 2008 obteve 311 votos e fica com a segunda suplência no partido. Como reconhecimento de seus pregressos trabalhos pelo município e pelo partido é convidado a integrar a Administração Ademir Gesing/ Claudio Becker na qualidade de Secretário da Administração.

Eloi Soethe entende que sua missão só será completa quando vir realizar seu grande desafio como Secretário reorganizando as Finanças Públicas do Município, em grande parte já alcançada, permitindo que esse governo desenvolva as grandes obras sociais e estruturais propugnadas em campanha principalmente na aquisição de maquinário competente para suas realizações.