Elias Abissamra

Endereço:
Ferraz de Vasconcelos
Ferraz de Vasconcelos, São Paulo 08501-000
Brasil

Descrição

A distância cronológica da Ferraz de Vasconcelos dos anos 1920 – ainda um povoado que lutava por se firmar e viria ser Distrito a partir de 1947 – para a Ferraz de Vasconcelos dos anos 2010 – foi definida por uma intensa vontade de popular de torná-la não apenas uma cidade; mas a grande cidade sonhada por todos os ferrazenses. E a concretização desse importante evento se fez através de uma importante obra a construção da Estação Ferroviária que hoje lhe dá o nome. Portanto não estaremos incorrendo em erro se afirmarmos que a evolução de uma cidade pode ser contada pelas suas obras públicas a par do crescimento habitacional do município.

Em se tratando de manter um quadro de obras que viabilizem o escoamento agrícola e industrial, bem como para dar suporte a novos empreendimentos, tornar o trânsito mais ágil e enfim dar toda funcionalidade que a cidade precisa; pode-se imaginar o cabedal de responsabilidade e competência que a Secretaria de Obras Municipal conduz seus relevantes serviços na construção da cidade ideal, ou pelo menos da cidade possível.

Ao levarmos a conhecimento a biografia de nosso entrevistado, ressaltamos que Elias Abissamra tem se constituído num Secretário que busca dar agilidade a todo esse processo.

Nascido na capital paulistana a 24 de setembro de 1946 transfere toda sua experiência vivida na Megalópole para a cidade que adotou para viver. Elias é casado desde 17 de julho de 1971 com a professora estadual aposentada Rosa Maria Pinheiro Abissamra com quem teve a responsabilidade de encaminhar os filhos: Renata formada em Biomedicina, Rosana formada em Odontologia e Elias filho formado em Engenharia Civil.

Filho de Halim Abissamra e Raja Elias Abissamra, progenitores zelosos que muito auxiliaram o nobre secretário por toda sua caminhada rumo ao êxito pessoal e profissional. Elias é formado por um dos mais tradicionais educandários do país a UMC – Universidade de Mogi das Cruzes desde 1974.

A convite de Antonio Abissamra Neto veio filiar-se em 1966 ao histórico MDB – Movimento Democrático Brasileiro, que mais tarde deixaria por divergências políticas com o diretório daquela agremiação partidária vindo ingressar no PT, partido em que se estabilizou. A despeito de não ter participado em nenhuma disputa eleitoral, sempre esteve presente às mais importantes causas políticas de sua cidade. Por toda sua competência e representatividade veio ser convidado pelo Chefe do Poder Executivo da atual Administração Pública para exercer tão relevante cargo.

Como titular da Secretaria de Obras Elias Abissamra tem como principal atribuição definir os projetos estratégicos para realização de obras de interesse público nas áreas de construção, saneamento básico, ambiental e outros serviços públicos.

Com dificuldades inerentes a todo processo de crescimento intrinco a Secretaria enseja a viabilização de projetos de interesse público, diante de um planejamento estratégico, paralelamente executando e fiscalizando as obras em andamento com a pessoal participação do Secretário. É ainda relevante atribuição a manutenção dos prédios públicos conservando-os ou modernizando-os sempre que possível e realiza serviços como projetos, levantamentos, orçamentos, reparos, reformas, ampliações, construções, avaliações e obras emergenciais. Solicita e contrata os serviços autorizados, fiscaliza a execução e desenvolve a obra que venha beneficiar o bem comum. Certamente vem contribuir sobremaneira com a elevação do nível de qualidade de vida para beneficiar a todos os moradores da cidade.