Eduardo Bertoncini

Endereço:
Rua Miguel Couto,976
Orleans, Santa Catarina 88.870-000
Brasil
fone:
ver fone(48) 3466-1473
celular:
ver celular(48) 8451-8052
Entre em Contato

Descrição

A cidade de Orleans bem como vários municípios que integram a região da AMREC – tem características bem européias, nem tanto por seu conjunto arquitetônico, entretanto pela forma com que seu povo trata a terra e desenvolve paulatinamente sua cultura. Terras bastante agricultáveis compõem um sistema produtivo com excelência de qualidade. Mas para inserir ainda mais desenvolvimento e com sustentabilidade é preciso enxergar além. Tenham certeza senhores e senhoras orleanenses de que Eduardo Bertoncini é o homem. À miúde veio tornar-se uma personalidade reconhecida no município elevado à categoria de LIDERANÇA POLÍTICA.

Natural de Osório no estado vizinho do Rio Grande do Sul teve seu marco de natalidade marcado a 10 de novembro de 1970. Mas sua estada na cidade natal se daria por apenas dois anos.

Outrossim, é preciso explicar que essa migração seria uma constante em sua vida em função de que seu pai – funcionário da PETROBRÁS – vivia em constante rodízio de cidades aonde a Mega Empresa tinha seus terminais deslocando-se sempre para áreas aonde era solicitado. Portanto em períodos curtos Eduardo viveu nas cidades catarinenses e paranaenses: de São Francisco do Sul, Paranaguá, Laguna, Florianópolis e São Mateus do Sul. Por todo esse período, Eduardo conviveu com seus progenitores, o senhor e senhora Raphael Roboan e Suzana Bussulo Bertoncini. Porém a estabilidade viria a partir de 1992 quando finalmente chegaram à cidade de Orleans.

Não é um exercício mental muito laborioso deduzir que sua escolarização tenha sido um tanto quanto turbulenta, em função de tantas mudanças de residência. Todavia sua adaptação foi notória desde seu ingresso junto aos primeiros passos no ensino fundamental, até vir concluir o curso de Engenheiro Agrônomo na UNISUL do município de Tubarão. Sua pós-graduação em Segurança no Trabalho lhe rendeu bastante especialização e conhecimentos.

Nesse ínterim achou tempo para realizar com satisfação um desejo pessoal, unindo-se pelos laços do matrimonio a Simone Tessmann Zomer Bertoncini – do ramo do comércio - a seis de fevereiro de 1996; com quem compartilha estoicamente a condução moral e cultural de Boris Zomer Bertoncini – seu filho.

Sua grande chance profissional, na qual viria provar toda sua competência e capacidade; deu-se em 1997 quando a convite do ex Prefeito Adolar Carboni Librelato empossou como titular da Secretaria de Agricultura, implantando um importante projeto denominado “Casa Familiar Rural”. E foi o início de um profícuo trabalho dentro da área agrícola que mais tarde viria ser embasado com mais ações positivas de desenvolvimento sustentável.

Posteriormente, muito em face de seu port foliun profissional aceitou não apenas um convite, advindo do prefeito Valmir Bratti, mas um verdadeiro desafio; assumindo a Pluri-Secretaria de Agricultura, Turismos, Meio Ambiente, Indústria e Comércio.

Seus serviços foram tão importantes na área agrícola que será possível num futuro próximo classificar o setor da seguinte forma: antes e pós Eduardo Bertoncini. É responsável direto pelo desenvolvimento da produção leiteira e em sua gestão também se fez uma gigantesca distribuição de sementes para plantio de aveia e azeven. É também responsável pela implantação do programa de Piqueteamento Voizin, bem como programa de Inseminação Artificial e Serviço Municipal de Inspeção de Qualidade.

O agricultor orleanense pode ser grato a ele também pela introdução do ovo caipira no mercado consumidor. Outros serviços também foram de suma importância para desenvolvimento do setor:

Introdução da agro industria do mel
Introdução a produção e beneficiamento de aipim
Incentivo a criação de duas fábricas de bolacha artesanais
Inventivo ao trabalho de turismo rural na comunidade de Três Barras
Responsável pelo resgate do Tropeirismo
Incentivo à produção de verdura orgânica
Sistema de tratamento de esgoto sanitário no meio rural
E a introdução do corte de vegetação, uma novidade em Orleans.