Cirso Amâncio

Endereço:
Itambé
Centro
Itambé, Paraná 87175-000
Brasil

Descrição

Há uma concepção popular, ou de pelo menos parte da população, de que nossos dirigentes políticos são homens sem credibilidade. Em verdade existem pessoas em todas as classes sociais que optam em fazer o mal. Mas existem pessoas que optam pelo bem, optam em ter uma conduta ética ilibada e optam por não fazer uso do cargo meramente para se locupletar com ele.

A história que vamos apresentar é rica em bons exemplos, esta é a história de Cirso Amâncio.

Apesar de ter a maior parte de sua vida ligada à Itambé, a quem ama compulsivamente, Cirso é natural de uma cidade vizinha denominada de Bom Sucesso. Seus progenitores o senhor Sebastião Amâncio e a senhora Alvarina Filiana Gomes são pessoas de uma rara felicidade por terem gerado boas sementes e encaminhado dentro do limítrofe de ética e educação que cabe bem a qualquer cidadão de bem.

Mesmo com todas as adversidades a escola sempre foi colocada em primeiro plano e nesse quesito Cirso iniciou seus estudos junto ao Colégio Jampero Monacci para posteriormente seguir galgando mais conhecimentos através do Colégio Olavo Bilac aonde concluiu o ginásio e mais tarde veio concluir o segundo grau no mesmo educandário. Como lapidação ainda fez curso de oratória quando de sua participação em um congresso na cidade de Maringá.

Cirso Amâncio constituiu família com Maria do Carmo Almeida, com quem vive apesar de não ter oficializado seu casamento, considerando-a uma parceira de relevância em sua vida. Com ela mantém a responsabilidade de encaminhar as filhas: Greici Kelly e Helloyza Vitória. Cirso nos conta que em toda sua vida o trabalho sempre foi a peça chave para seu crescimento e desde os nove anos de idade ingressou na lavoura – inicialmente em meio período – para auxiliar a família; a razão do meio período é que no outro desejava estudar para crescer.

A vida profissional seguiu seu curso natural de um trabalhador dedicado passando muitos anos a servir a mesma empresa, com carteira assinada, com todas as dificuldades de servir-se diariamente de um ônibus para viajar até a cidade vizinha de Marialva. Despertava por volta das três horas da manhã e depois do trabalho ia para o colégio. Cirso teve uma experiência profissional importante transladando-se para o Rio de Janeiro para operar como auxiliar de telefonia num Call Center. De volta ao Paraná, de volta a Itambé vai trabalhar como motorista de ônibus no translado de pessoas da zona rural para outras áreas, na mesma empresa que trabalhou pela primeira vez.

Cirso Amâncio foi realmente iniciar sua vida pública fazendo inscrição no Partido dos Trabalhadores de sua cidade, onde permaneceria por algum tempo para migrar ao PDT em função da candidatura de seu irmão. Dois de seus irmãos haviam se elegido vereadores antes que ele próprio tivesse sua chance. No ano de 2008 prestes ao inicio da campanha para aquela legislatura retorna ao PT.

Essa eleição marcaria definitivamen-te sua vida e carreira política, porque bem ao alvorecer da campanha sofre um grave acidente e passa vários dias na Unidade de Tratamento Intensivo entre a vida e a morte. Depois de sair daquela unidade, onde permaneceu ainda, praticamente os 90 dias de campanha hospitalizado. Com muita cordialidade recebia constantes visitas de familiares e eleitores e desta forma percebeu o carinho que recebia de todos; sem, entretanto nutrir muita esperança em eleger-se. Contudo para a sua surpresa e da maioria das pessoas ele passou por esse obstáculo e no dia das apurações recebe a notícia alvissareira de que se havia elegido com 157 votos.

Ele se recorda ainda com muita angústia de que sofreu durante a campanha muita discriminação por parte dos outros candidatos que alegavam sua incapacidade para a condução de seu mandato de Vereador. Chegavam a afirmar de que ele jamais voltaria a caminhar e mesmo depois de eleito colocaram empecilho até para a construção de uma rampa de acesso à Sala de Reuniões da Câmara. Mas o destino mostrou o contrário e Cirso Amâncio é um dos mais articulados parlamentares da Casa Legislativa, mandando bem junto às suas prioridades prometidas em campanha: Saúde, Educação, Inclusão Social, Geração de Emprego e Segurança.

Um de seus projetos que se concretizou o enche de orgulho: a aprovação de uma indicação para que se construam rampas de acesso para portadores de necessidades especiais a todos aqueles que desejem acompanhar as reuniões dos Vereadores por Itambé.