Camilo Santana

Endereço:

Crato, Ceará
Brasil

Descrição

Camilo Sobreira de Santana (Crato, 3 de junho de 1968) é um engenheiro agrônomo, professor epolítico brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Formado em Engenharia agrária pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma Universidade. Durante a graduação, exerceu a função de diretor do Diretório Central dos Estudantes da UFC. Foi Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará no governo de Cid Gomes, de 1 de fevereiro de 2007 a 31 de dezembro de 2010, além de Secretário das Cidades no mesmo governo.
Foi professor e coordenador da FATEC Cariri. Servidor público federal por concurso, ocupou a superintendência adjunta do IBAMA no Ceará em 2003 e 2004. É cidadão honorário dos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Quixeramobim. Foi o deputado estadual mais votado do Ceará em outubro de 2010, com 131.171 votos. Em 2014, foi eleito o governador do estado do Ceará.
A candidatura de Santana foi oficializada no dia 29 de junho, em Fortaleza, durante convenção coletiva do PROS, PT e outros partidos aliados à coligação liderada pelo então governador Cid Gomes. A convenção foi marcada, entretanto, pela indefinição a respeito das indicações aos cargos de senador e vice-governador da coligação. Santana já havia sido cogitado anteriormente para o cargo máximo do executivo do estado, mas não figurava a lista dos favoritos para o cargo, dominado por integrantes do PROS.
Camilo Santana foi eleito governador do Ceará em 26 de outubro de 2014. Sua vitória foi dada como matematicamente certa antes mesmo da confirmação oficial pelo Tribunal Superior Eleitoral.