Alex dos Santos Freguglia

Endereço:
Vila São Cristovâo
Santa Rosa do Sul, Santa Catarina 88.965-000
Brasil
fone:
ver fone(48) 8824-5142
celular:
ver celular(48) 8824-5142

Descrição

É comum ouvir no meio administrativo a seguinte frase:

“Quando você quiser dar uma tarefa a alguém, procure as pessoas mais ocupadas. Porque são essas pessoas as únicas capazes de arrumar um tempo para a execução de mais uma tarefa. Bem diferentes daquelas que tem todo tempo do mundo, mas são hábeis em arrumar desculpas para não se ocupar com nada”.

A vida é repleta desses dois modelos de personalidade. Existe aquele que não avança em função de sua acomodação. Por outro lado existem aqueles que como Alex dos Santos Freguglia – uma entre tantas excelentes Lideranças Políticas da cidade de Santa Rosa do Sul – a quem o exemplo acima se aplica como uma regra.

Desde muito cedo sempre se investiu de um espírito empreendedor que o fez tomar decisões ainda com pouca idade. Com a idade de 12 anos muitos meninos se escondem atrás do sofá para não atender ao pedido de seus pais para, por exemplo, levar o cachorro para urinar fora de casa, colocar o saco de lixo na rua ou até mesmo buscar um quilo de arroz ou feijão para atender à solicitação de sua mãe.

Alex é natural do município de Praia Grande e veio ao mundo a 10 de maio de 1979. Viveu até os doze anos de idade com seus pais ele que é o terceiro filho mais velho de um total de três irmãos e teve na agricultura seu inicio profissional quando tinha aproximadamente oito anos de idade. Filho de Euclides Freguglia e Ione dos Santos Freguglia que vivem da agricultura veio viver em Santa Rosa do Sul ainda pequeno, sendo que a família deu continuidade aos trabalhos agrícolas na nova cidade escolhida para viver. Ao mesmo tempo em que trabalhava estudou na Escola Isolada da Vila São Cristóvão; no mesmo bairro em que mora e depois de tantos anos de vida veio representar como vereador junto à Câmara de Vereadores.

Hoje se encontra casado com Daniela Ramos Freguglia. Seu casamento a 29 de novembro de 1977 configura o sonho de constituir sua própria família, sendo que os filhos Eduarda e Eduardo, são atualmente fruto de suas maiores preocupações no que diz respeito ao encaminhamento para os desafios da vida. Atualmente Alex está ligado ao ramo da agricultura conciliado com o setor de transportes. A esposa Daniela dotada de talento incomum trabalha no bairro como confeiteira e ajuda o marido nas despesas do lar.

Como nos referimos anteriormente Alex é dotado desde cedo de espírito empreendedor que o fez aos doze anos se desvincular da família para ir trabalhar em outra lavoura de fumo por conta própria. Um ano depois tomou a decisão de viver com o tio na cidade gaúcha de Gravataí para viver outra experiência profissional. Lá, não diferentemente de Santa Rosa do Sul, deu continuidade à profissão de agricultor e trabalhando com o tio permaneceu por muitos anos, numa diversificada lavoura na chácara de verduras de seu tio. Seu retorno a Santa Catarina se deu no ano de 1977 quando de sua união matrimonial com Daniela, na qual se aplicaram para cultivar fumo em terras próprias. Por cinco anos estiveram empreendendo no setor, cujo produto era revendido às grandes companhias como a Cia. Souza Cruz, Universal entre outras indústrias fumageiras de renome. No ano de 2002 adquiriu seu primeiro caminhão Mercedes trucado. A intenção era efetuar o transporte de fumo a principio, todavia como havia na região uma forte demanda de lenha, passou também a atender sua clientela com esse produto. Com o crescimento e desenvolvimento de novas culturas na região, veio o arroz se tornar o produto top de linha agrícola do lugar. A aquisição de um novo caminhão para atender essa nova demanda era o mínimo que um homem de visão poderia vislumbrar num curto espaço de tempo.

Alex Santos sempre teve muita vontade de realizar trabalhos junto às comunidades mais necessitadas, e o tem feito, a bem da verdade de forma pessoal e na Câmara de Vereadores. Seu tempo é totalmente absorvido por essas atividades.

Sua senha de entrada para a política veio de um tempo vivido no passado que jamais voltará isso porque foi seu avô Marçal Manoel do Santos (in memoriam) – o primeiro da família a entrar na política. Alex fala de seu avô de forma muito especial se emocionando de suas memórias. Além de tudo o que o avô representava como homem público, havia por ele um carinho muito especial. Revendo suas memórias, recorda que o avô que era muito apaixonado pela política e militava no PFL, havia participado de uma das primeiras eleições pela cidade de Santa Rosa do Sul e, segundo nos relata Alex, faltaram somente dois votos para que se tornasse o primeiro vereador da família no município.

Em função disso, não teve dúvidas e no ano de 2007 veio filiar-se ao DEM – a nomenclatura que sucedeu o PFL - através do tio João dos Santos, muito conhecido pela alcunha de “João Manequinha”. Este também segundo nosso entrevistado era apaixonado pela política, mas nunca se lançou a nenhum cargo público; procurando apenas colaborar com seus correligionários políticos e parentes.

Porém, foi com o advento das eleições de 2008, em que, se lembrando do avô e por vontade própria, tomou a firme decisão de lançar seu nome para concorrer a uma das vagas do legislativo santa-rosense, com intuito de celebrar a memória do parente perdido, com a vitória nas urnas.

O Universo tramou, o destino jogou junto e após uma longa campanha desenvolvida casa a casa, ombro a ombro; ele atinge seu objetivo vindo eleger-se vereador pelo município de Santa Rosa do Sul com a quantidade de 258 votos, o suficiente para dar ao nosso entrevistado a oitava e honrosa colocação entre os nove mais bem votados.

Alex Freguglia exerce seu mandato pelo DEM e nesta legislatura tem uma série de objetivos para alcançar, objetivos esses que, segundo o vereador, haverão de promover ainda mais a cidade de Santa Rosa do Sul. Dentre eles ressalta o desejo de ativar o Centro de Tradições Gaúchas Unidos do Sul; que existe por enquanto somente no ideal de alguns apaixonados pelas tradições, mas prometeu envidar esforços para que se adquira um terreno para instalação do CTG.

Alex participa de todas as comissões regimentais que compõe o Legislativo Municipal e ainda nesta legislatura, vê uma de suas indicações ser contemplada pela Chefa do Poder Executivo, a Prefeita Geci de Oliveira Casagrande; que atende sua solicitação e procede a contratação de um Veterinário para contemplar o setor agrícola com suas ações e conhecimentos.

Alex dos Santos Freguglia digno representante do povo de Santa Rosa do Sul tem vida social normal presenciando aos cultos religiosos da igreja católica que se realizam na igreja matriz e em festas religiosas organizadas pelas capelas dos bairros da cidade. Quando tem chance pratica um de seus hobbies preferidos o laço, prestigiando por sua vez os torneios de laço que se realizam na região. Em seus momentos de lazer se regozija indo à praia com a família, visita seus familiares e participa de todas as práticas esportivas das quais gosta como: rodeio, bocha, canastra entre outros, atividades próprias para relaxar e repor suas energias.