Airton Antônio Carniel

Endereço:
Rua Veronica Scheid
Centro
São Bernardino, Santa Catarina 89982-000
Brasil
fone:
ver fone(49) 3654-0126
Entre em Contato

Descrição

Nasceu a 04 de setembro de 1967 na cidade de Montenegro no vizinho estado do Rio Grande do Sul. A sua fixação na cidade de São Bernardino tem raízes comuns à de tantas famílias que oriundos daquele estado vieram fixar-se na região em busca de novas oportunidades.

O caminho de Montenegro até a localidade de Coxilha Rica, no município de São Bernardino foi trilhado pioneiramente pelos pais de nossa personalidade política o senhor Arduino e senhora Lídia Bobb Carniel. Eram os idos anos de 1965 e aquela região muito próspera mostrava já sua vocação natural para a agricultura, seguimento no qual a família Carniel se dedicara e viera a encontrar um rumo definitivo.

Nesse caminho trilhou nosso parlamentar até 1995 quando atendendo a uma oferta interessante de trabalho fixou-se como operário na sólida Madeireira Walker.

Porém o destino lhe reservou uma surpresa desagradável e no ano seguinte um lamentável acidente que o afastou definitivamente da atividade tendo que aposentar-se por invalidez.

A persistência deste homem em poder seguir de alguma forma auxiliando pessoas o coloca de frente com a comunidade, Católico por convicção, foi Coordenador da Catequese e Catequista por mais de dez anos.

Por três mandatos consecutivos (1984 a 1992) presidiu o Grupo de Jovens comandando também em mesmo período (entre 1984 e 1986) o Esporte Clube Botafogo de Coxilha Rica. Mas talvez um de seus feitos mais memoráveis seja a fundação da APAE de São Bernardino juntamente com um grupo de entusiastas que o manteve na presidência da entidade para um mandato de três anos.

Se por um lado o destino tolheu-lhe algumas oportunidades, por outro o fartou de bons amigos e novas portas foram abertas. Foi através de Gervásio Boeseng presidente do PMDB municipal que ele vem filiar-se ao partido em 29 de setembro de 1999. Com apoio do companheiro e presidente do partido lançou seu nome ao desafio das urnas no ano de 2000 e apesar de toda sua debilidade de saúde ainda motivado naquele acidente na madeireira, elege-se vereador com 105 votos. O ano de 2000 foi surpreendente para a vida do parlamentar porque além de não esperar um resultado tão expressivo surpreendeu a todos com sua colocação de quinto vereador mais votado em São Bernardino, passando à frente de muitos candidatos tidos como favoritos. No período compreendido entre 2001 e 2004 ocupou o cargo de Secretário da Comissão de Educação Cultura e Esporte. Foi membro da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente e líder da bancada peemedebista entre 2001 e 2002.

As eleições de 2004 revelaram um candidato bem amadurecido politicamente fazendo-o atingir 136 votos, agora pelo PFL ficando como 3º colocado em toda municipalidade. A mudança da sigla PFL para o DEM leva-o automaticamente para a nova sigla do velho partido. Entre 2005 e 2008 foi presidente da Comissão de Justiça e Redação, acumulando ainda o cargo de Secretário de Finanças e Orçamento. No ano de 2007 foi 1º Secretário da Mesa Diretora. No período 2005/2008 foi Líder do Partido na Casa Legislativa e mesmo com a mudança de sigla de PFL pra os Democratas seguiu até o final com a missão de presidir o partido.

Em 2008 mais uma vez consegue a reeleição e com número de votos ainda maior do que nas legislaturas anteriores, denotando curiosamente um crescimento no conceito do eleitorado. Atingiu 156 votos que o coloca novamente como o 3º vereador mais votado do município. Como na última legislatura passa a ocupar importantes cargos políticos como: 1º Secretário da Mesa Diretora, Secretário da Comissão de Justiça e Redação e segue Líder do Governo na Casa Legislativa.