Database Error. System Administrator has been notified and this problem will be solved as soon as possible. We are sorry for the inconvenience. Agenor Colares Gomes | Sombrio, Santa Catarina, Brasil

Agenor Colares Gomes

Endereço:
Sombrio
Centro
Sombrio, Santa Catarina 88960-000
Brasil

Descrição

Os historiadores catarinenses tem se esmerado em relatar os fatos históricos mais importantes sobre o surgimento da cidade de Sombrio e provavelmente irá seguir narrando fatos e nomes que irão compor a Nova História de Sombrio. Incrustada na progressista região compreendida pela AMESC – Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, a cidade foi sendo moldada pela ação do homem. Vias vicinais que interligam o município a outros. Sua posição estratégica na BR 101 entre Florianópolis e Porto Alegre, a remodelação urbana, o avanço da tecnologia – se destacam por excelência. E, por conseguinte é de se imaginar que por detrás de todos os benefícios a ela levados existem seres humanos que se tornaram os guias naturais desse desenvolvimento vindo construir com seus nomes o rol de LIDERANÇAS POLÍTICAS que fizeram esse crescimento com luta e amor.

A todos que aqui nos acompanham vamos revelar quem é Agenor Colares Gomes – ou ainda o mais popularmente conhecido Nego Gomes, apelido carinhoso que recebeu de seus amigos.

Pontão é uma localidade que antigamente pertencia ao território geográfico de Sombrio, hoje faz parte do município emancipado de Santa Rosa do Sul. Lá mesmo a 11 de maio de 1963 nasceu nosso nobre vereador. Algum tempo depois a família, liderada por seus pais o senhor e senhora Aristiliano Lino Gomes e Flávia Colares Gomes, vai à sede do então distrito para abrir comércio de produtos variados e armazém em meados de 1963. Ele sempre esteve ao lado de seus pais auxiliando da melhor forma para o crescimento das atividades.

Nos idos 1984 – já em Sombrio – os familiares abriram uma grande loja denominada de Casa Gomes, muito popular entre os moradores da cidade, local o qual Nego Gomes gerenciou por muitos anos. Hoje a família vive da renda derivada de suas propriedades.

Apesar de ter se desligado da loja da família, Agenor continuou no ramo do comércio mantendo em parceria uma Academia na cidade; tendo alguns interesses também na cidade de Praia Grande, junto à Serra do Faxinal. Nosso nobre edil é viúvo e desse primeiro casamento tiveram uma filha: Jéssica Pereira Gomes. Contraindo novamente casamento com Maribel Martins Pereira – que é secretária paroquial no município – assumiu a paternidade Maikiel fruto do primeiro casamento da segunda esposa.

Agenor Colares Gomes se manifesta a favor de um futuro melhor para os filhos e entende que o caminho educacional é a melhor forma de adquirirem direito à cidadania, levando-os a uma performance profissional que possa lhes garantir seu futuro.

Nego Gomes sempre foi pessoa muito cordial e tem verdadeiros amigos na cidade. Sempre procurou ser solícito aos assuntos comunitários e por tanto inevitavelmente veio incorrer na vida política como uma ressonância natural de sua personalidade. Em verdade já possui raízes familiares no meio político, lembrando que três de seus irmãos foram candidatos à Câmara Municipal de diferentes municípios. Ele confirma que desde os seus 18 anos de idade é agremiado politicamente ao PMDB, isso ocorrendo segundo ele próprio, por influência paterna.

Seu nome é levado à prova das urnas muito por influência de seus amigos e correligionários políticos. Agenor consegue - com exaustivo trabalho junto às comunidades aonde levou suas propostas para análise - passar pelo vestibular político, sendo por duas vezes eleito Vereador – em 2004 e 2008 – se elegendo com 508 e 623 votos respectivamente.

Em uma de suas atribuições como parlamentar foi eleito para a Mesa Diretora como Vice Presidente na gestão de José Francisco Possamai, e no mesmo ano, em 2009, assumiu a Presidência da Casa por trinta dias. Em uma de suas petições consegue verba junto ao Governo do Estado para a importante construção do Colégio Normélia Cunha no bairro Guarita. Outra importante conquista não se deve olvidar foi a reforma geral do Colégio Irineu Bornhausen no bairro São Luiz. Está dentro de suas perspectivas a conquista de verba para a construção de um Complexo Esportivo para o bairro São José.

Um de seus mais importantes prognósticos será a vinda do Gás Natural ao Município de Sombrio que certamente irá aquecer sobremaneira a economia da cidade.