Adalberto Felippe

Endereço:
Azambuja, Pedras Grandes
Pedras Grandes, Santa Catarina 88.720-000
Brasil
fone:
ver fone(48) 3659-0248

Descrição

Por longos dias a equipe de reportagem do Portal Lideranças Políticas percorreu boa parte do território da cidade de Pedras Grandes e encontrou ali um povo obstinado pelo trabalho. Cioso de suas tradições e uma forma muito humana de lidar com a terra e seus produtos, são fatores que tornam essa gente muito especial. É possível divisar das altas colinas uma cidade ordeira que caminha para o progresso visando sua forma mais sustentável. Depois de passarmos pelo distrito de Azambuja seguimos em direção à localidade de Canela Grande e lá fomos ter nas terras da família Felippe. Lá encontramos um homem em plenos afazeres. Respeitosamente nos recebe em seu ambiente de trabalho e passa a nos relatar de que maneira acabou se tornando uma Liderança Política dentro de seu município.

Adalberto Felippe é natural da lendária Azambuja, berço da colonização italiana no sul do estado de Santa Catarina. Ao romper do oitavo dia do mês de junho de 1957, com seu nascimento, faria a alegria de seus pais o senhor Antonio Domingos Felippe e a senhora Zuleide Ralbi Felippe. Dos seis filhos que o casal teve, Adalberto é o mais velho; portanto o primogênito que muito orgulho haveria de dar a seus pais pelo exemplo seguido na vida e sua vitória pessoal.

Sua vida sempre esteve atrelada a Azambuja. Junto à casa paterna permaneceu até 1978. As maiores lições de vida veio ter no convívio com a agricultura, principalmente pela relação com a família. Seu pai trabalhava na profissão de caminhoneiro e comercializava batatas. Nas lides agrícolas plantavam além de batatas, fumo, uva, pêssego, entre outras variedades.

Muitas vezes saiu entusiasmado com o pai, para acompanhá-lo em suas negociações. Como filho mais velho acabou seguindo naturalmente os passos do pai e deu continuidade aos serviços primeiramente tirando a carteira de habilitação para posteriormente poder viajar. Nessa outra aventura profissional ganhou as estradas de quase todo Brasil.

Ele revela que muito provavelmente seguiria em sua vida de caminhoneiro não fosse o profundo trabalho político que desenvolveu junto à sua comunidade.

Atualmente atua como funcionário de uma empresa que é um entreposto de batata e atende com esse produto toda região do sul do estado.

Seu maior objetivo dentro da política e poder dar continuidade a esses trabalhos, que em última instancia tende a ajudar as pessoas desse município, que pela população que contém, reúne em sua maioria pessoas amigas e intimamente ligadas à comunidade. Portanto é sua decisão permanecer na vida pública enquanto isso fizer sentido não só para si como para os demais, isso o faz se sentir muito útil.

O nobre parlamentar que tem em seu currículo educacional a conclusão do ensino ginasial pelo Colégio Imaculado Coração de Maria; tem dado toda atenção a área educacional e tem muito colaborado com a APP da escola de Azambuja da qual é membro. Ainda na mesma comunidade é a muito tempo colaborador da CAEP da Igreja São Marcos de Azambuja, principalmente como fabriqueiro.

Uma de suas maiores aspirações foi realizada no ano de 1978 quando pelos laços do matrimônio seu uniu à senhora Dilce Niero Felippe, de cujo fruto vieram os filhos: Andreza, que para orgulho de seus pais é formada no magistério e Aquiles que é protético de profissão.

De uma prodigiosa estirpe de políticos, poderíamos destacar de sua família nomes muito conhecidos e popularidades na cidade de Pedras Grandes como o atual prefeito: o senhor Antonio Felippe Sobrinho que é seu primo. Abílio Felippe que também é de sua raiz familiar, foi vereador por vários mandatos. O próprio pai de Adalberto foi vereador por um mandato.

Sua filiação partidária se deu em 1982 quando convidado por representantes do partido veio filiar-se ao PMDB. Durante seu curso político foi membro do partido e delegado do diretório municipal. Seu nome apareceu entre os candidatos a primeira vez no ano de 2004, por incentivo de amigos e também através do presidente do partido Manoel Pereira e do prefeito atual.

Na oportunidade, após escrutínio de todas as urnas municipais, contabilizou a quantidade de 156 votos que o colocaram como segundo suplente entre os candidatos eleitos. Naquele período legislativo chegou assumir o cargo de vereador pelo período de trinta dias.

Para o pleito de 2008 depois de incentivado por “Maneca” o atual prefeito municipal e o atual secretário de transportes e obras Domingos Baesso Bardini, vai novamente sujeitar-se à apreciação popular e desta feita após a apuração dos votos consegue eleger-se com a quantidade de 192 – votos que o colocaram na nona colocação no quadro geral de vereadores eleitos.

Para a atual legislatura defende a ligação asfáltica entre os municípios de Pedras Grandes a Urussanga, através de Azambuja. E ainda vai pleitear para que haja acesso vicinal também para Orleans